sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Como governo Egito cortou internet do pais?

Hoje fiquei muito indignado quando li sobre o que o ditador do Egito fez a respeito da internet em todo o pais cortando o acesso de mais de 79 milhões de pessoas, alem de  impedir que outros milhões que estão fora do pais ter contato com seus amigos e familiares.

Mais uma vez volto lembra do caso do wikileaks e me pergunto, temos mesmo direito de expressar o que pensamos ou somos totalmente dominados pelos mais poderosos? A internet global não pode ser desligada?

Muito se fala sobre computação nas nuvens, chrome OS, internet para todos, direito de expressão e torna o mundo cada vez mais conectado, mais a forma como estamos configurados na internet prova nesses diversos casos que não somos livres e sim presos a nações poderosas.

Bom vamos volta realmente ao assunto desse post sobre como o governo do Egito cortou a internet do pais inteiro.


Primeiramente vou explicar de forma muito breve como funciona um pouco como os dados trafegam na internet.
Através de um mecanismo chamado roteamento, um computador e capaz de encontrar o outro na internet, esse mecanismo de roteamento e configurado entre diversos servidores "principais" na internet chamados de backbones onde faz com que todos se comuniquem entre si. Click aqui para ver um pouco dos backbones no mundo

O que o governo ditador egípcio fez foi desativar mais de 3.500 rotas BGP, que ligavam os backbones de dez grandes provedores do pais ao resto do mundo. BGP (Border Gateway Protocol ) é um dos principais protocolos da internet que faz a comunicação entre os backbones. Por estarem espalhados em diversos países, esses backbones precisam esta em constante comunicação para saber qual e a melhor rota para um determinado pacote.
Sem essas rotas os provedores locais não sabem pra onde mandar os navegadores de internet que pede endereços como uol.com.br, google.com, twitter.com e todos outros endereços para fora do pais e fazendo os endereços ficarem inacessíveis. Pessoas de fora que tentar acessar os sites onde os servidores estão no pais também fica inativo, tente acessar a pagina do governo egípcio.

De acordo com a empresa de rede Renesys, único grande provedor que continua com suas rotas BGP inalteradas é o Noor Data Group que se conecta por fibra óptica sub-aquatica do provedor Telecom Itália. Claro que isso foi feito de forma proposital pelo governo egpicio pois sabe que é através desse provedor que a bolsa de valores local se comunica com o mundo.

Depois de ler esse tópico tente refletir se realmente colocar tudo na internet realmente vale a pena, na atual estrutura e tecnologia realmente e preocupante fica conectado 24h. Se essa moda de desligar a internet no pais pegar?


2 comentários:

  1. Viver sua vida voltada a internet e um grande problema, porque do dia para noite pode ficar sem emprego.

    Sempre temos que ter uma saida, algo a mais que somente a internet.

    ResponderExcluir
  2. Você pergunta..'Se essa moda de desligar a internet no pais pegar?'
    Me ferro, tenho uma lan house =D

    ResponderExcluir