quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Projeto Cauã - Software e Hardware livre para todos

Venho atravez desse post para falar para vocês sobre o projeto mais recente do Jon Maddog Hall, ele é nada mais nada menos que o presidente do Linux International (li.org) que hoje (19/01/2011) subiu ao palco principal da Campus Party para fala sobre o Cauã.

O principal objetivo desse projeto é fazer com que todos os brasileiros tenham acesso ao computador ja nos proximos anos.

A ideia do projeto Cauã é ter uma base de 400 milhões de thin clientes no pais, assim possibilitando que 190 milhoes de brasileiros tenham acesso decente a computadores e tambem internet.
 Jon Maddog Hall na campus party 2011
Ele quer que as grandes cidades contem com uma verdadeira rede integrando todas as pessoas, cada edificio residencial devera ter no minimo 1 sysadmin para presta assistencia tecnica aos moradores dali.

Este profissional ficara responsavel por manter a rede funcionando, orientando os moradores, entre outros serviços.O sysadmin vai ser pago para isso, naturalmente.


Esse projeto iria gerar milhões de empregos de TI onde muitos profissionais seriam beneficiados e ainda os consumidores teriam a chance de receber um serviço de qualidade, com direito a suporte tecnico decente quanto necessario.

 thin cliente



Saindo do Papel

O projeto ainda está no início, pois Maddog ainda precisa de ajuda das empresas privadas de tecnologia para criar um fundo que o ajudará a treinar os jovens e custear as primeiras despesas com marketing. A meta inicial é de treinar 10 mil jovens por mês no Brasil e em outros países da América Latina.

Segundo Maddog, a ideia é que a Linux Foundation começe ainda este ano o projeto. O primeiro piloto, para testar se o conceito dá certo, será feito no Brasil e, em seguida, em outros países da América Latina. Segundo ele, todas as aplicações geradas a partir de pessoas que integram o projeto, ficarão disponível no site da Linux Foundation.

No site oficial do projeto Cauã ainda não há informações sobre como se inscrever, mas, segundo Maddog, elas serão disponibilizadas em pouco tempo, assim que a Linux International estabelecer as parcerias necessárias.

Site do projeto: http://www.projectcaua.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário