sexta-feira, 16 de março de 2012

Operadoras de Banda Larga com Medição de Velocidade


As operadoras deverão aumentar sua velocidade de banda contratada de 10%, atualmente, para até 40% em 2014 estabelecido no contrato.

Mas as Operadoras de Banda Larga não esperavam por mais essa:

- A Anatel informou no dia 28/02/2012, que as operadoras de banda larga fixa deverão dispor em sua página (home) para Download, um programa para medir a velocidade de conexão de internet que o cliente está recebendo.

Esta medida já está à disposição dos clientes para, até então, poderem fazer comparação entre as operadoras e saber qual aquela que está com má qualidade no serviço de banda larga, e assim, escolher um plano na melhor operadora que dispõe de melhor velocidade.

Mas para você saber qual é a melhor, deverá ter algum amigo ou parente que já tenha o plano contrato de determinadas operadoras para você fazer o teste. Feito isto, você poderá tomar a decisão certa e saber que não estará caindo em uma 'ilusão', podendo fechar o contrato com a escolhida.

No início, poderá ser feita o teste em apenas conexões feitas de banda larga fixa, em outubro de 2012, as bandas largas móveis (3G e 3G+, que temos hoje no momento deste artigo).

Mais um detalhe, é que o programa de medição deverá ser diferente das oferecidas pelas operadoras de banda larga fixa.

“Uma boa opção para tentarmos mudar, é ajudar a ANATEL a medir realmente a velocidade de conexão média em cada área, informando em seu testador de conexão SIMET (Sistema de Medição e Tráfego de Última Milha) o CEP, de onde está fazendo o teste e a velocidade contratada."

Testador SIMET: http://simet.nic.br/

Como podemos ver na imagem abaixo, o teste feito na minha conexão contratada via cabo (hoje uma alternativa: 'Inter Fácil'. Pirata? Não sei, mais pelo menos tenho 2MB, rs...), onde a latência está ruim, em 110Ms, e a velocidade não chega aos 2 Mbits/s contratado, mas pelo menos, tenho uma banda melhor do que eu tinha, dispondo de pelo menos 70 a 75% da banda contratada.


Fonte: Viva o Linux

Nenhum comentário:

Postar um comentário