sábado, 19 de março de 2011

Sistema Aberto de Gestão Unificada

Atualmente vejo que muitas faculdades tem um grande problema em encontrar um sistema acadêmico de gerenciamento que realmente atende as necessidades da instituição ou quando encontra os sistemas são proprietários e custam mensal mais de 1200 reais alem do valor de implantação.

Analisando esse quadro e a desorganização atual da faculdade onde estou atualmente cursando a FATERN venho apresenta para todos uma solução robusta e open source. Claro que toda solução a necessidade de um estudo e treinamento para uma boa implantação de sistemas desse porte.




O que é o SAGU?

O SAGU - Sistema Aberto de Gestão Unificada, é um sistema capaz de gerenciar todo o relacionamento de um aluno com uma instituição de ensino, dentro da esfera acadêmica, administrativa ou financeira.

O SAGU - constitui-se de módulos ( processo seletivo, acadêmico, financeiro, contábil e outros) que podem ser combinados para atender às necessidades dos mais variados tipos de instituições de ensino.

O SAGU opera com uma interface 100% WEB, moderna e intuitiva. Basta que as estações de trabalho possuam acesso a rede local ou a internet para acessarem todo sistema, o que permite aos usuários desenvolver seu trabalho de forma mais produtiva.

O SAGU foi desenvolvido em PHP com ajuda de um framework poderoso chamado Miolo onde se utiliza os conceitos de POO e oferece uma gama de funções para otimizar e agilizar o processo de criação de sistemas e conta com um banco de dados muito robusto o PostgreSQL e a integração com o gerador de relatórios Agata.


O desenvolvimento do SAGU, iniciado em parceria com a Univates - Centro Universitário, é um projeto coordenado e mantido pela Solis - Cooperativa de Soluções Livres

O SAGU é um Software Livre regido pela licença GPL, ou seja, seu código fonte é distribuído de forma gratuita. Isto permite aos técnicos e desenvolvedores de software aprimorar e desenvolver novas funcionalidades no sistema sem a dependência exclusiva da Solis para realizar estas tarefas. Outro ganho significativo é a possibilidade de parceria no desenvolvimento de novas funcionalidades.

Um comentário: