quinta-feira, 10 de março de 2011

Serpro apresenta sistema de computação em nuvem

O Serpro apresentou em conjunto com a Dataprev, ontem, em Brasília, o Expresso em Nuvem, primeiro serviço de computação em nuvem do governo brasileiro.
De acordo com as empresas de tecnologia, o objetivo da nova plataforma é ser uma suíte de comunicação completa, que agregue correio eletrônico, agenda, mensagens instantâneas, serviços VoIP, workflow, diretório único de governo, bem como a sincronização de mensagens e agenda com dispositivos móveis, a todas as instituições públicas, independente do tamanho, desde pequenas prefeituras a grandes ministérios.

"O Expresso em Nuvem pretende ser um ponto de convergência de comunicação no governo brasileiro", afirmou Marcos Melo, coordenador responsável pelo projeto no Serpro, em nota.

"O conceito de nuvem muda bastante a característica da prestação de serviço, já que com o apoio de inteligência computacional teremos condições de oferecer melhor disponibilidade, mais qualidade e menor custo para os clientes", ressaltou ele.

Com o novo serviço, o Serpro pretende reduzir os gastos com a contratação de soluções de correio eletrônico. O modelo de negócio será construído pela empresa em conjunto com os parceiros ao longo dos próximos quatro meses.

Outra vantagem do Expresso é que uma solução desenvolvida em código aberto, o que gera independência tecnológica ao país e compartilhamento de conhecimento no governo.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário